quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Reencontros!



hoje foi dia de olhar diferente, ver por novos ângulos, sentir o sol e me apaixonar novamente...
sair da mesmice cotidiana e perceber como as fitas são lindas, tanto brilho e como gosto dos círculos... gosto da renda que a estrutura de argolas forma, gosto de imaginar como elas ficarão nos cabelos, especialmente os curtinhos... acho a diferença de texturas entre o cetim e o gorgurão super interessante, a harmonia que vem da diferença...

mais que tudo, foi dia de me apaixonar novamente pela fotografia, o cuidado com o enquadramento, a maneira como a luz encontra as formas, as sobras e os volumes... o olhar cuidadoso capaz de encontrar a forma mais linda do objeto... mais uma vez me encanto pela fotografia...

hoje foi dia de sair da mesa de trabalho, cabeça baixa pelo trabalho atencioso, para olhar outras janelas e jardins, ver o que tem estado invisível... se reconhecer nos detalhes e saber-se maior do que anda imaginando...
...
aniversário chegando faz estas coisas com a gente... e posso dizer?! como as tiarinhas são lindas!!!
as fotos foram feitas no querido Otto Bistrot e as "modelos" são a Charlotte creme, a Brigitte Mignon em tons de nude, a Brigitte em tons de pêssego e a outra dourada!

terça-feira, 29 de outubro de 2013

as voltas da vida!


 ultimamente, tenho percebido que a vida tem se encaixado...

que a vida dá voltas, isto a gente sabe... mas com a correria, as vezes não damos a devida atenção a estes "retornos" da vida em suas voltas... uma coisa encaixando na outra e nos mostrando que para tudo há um motivo, um propósito ou simples detalhe em ser...

de muitos lápis e tintas na infância, para faculdade de história, para aulas de geografia, para pós em história da arte, para uma demissão, para artesã-designer, para encontros criativos em oficinas... conseguem perceber do que é que estou falando?!

e mais uma vez, o retorno `as tintas... só que agora para unir duas práticas... a pintura e a costura!
e a ideia surgiu justamente para ser uma oficina, uma Ciranda Criativa, uma troca deste momento tão gostoso, pelo menos para mim, que são estas rodas-oficinas, estas pausas no cotidiano para se entregar ao prazer do fazer artesanal!

a ideia é assim: num dia a gente pinta os tecidinhos... três propostas, uma paleta de cores e lá se tem a sua coleção particular de estampas... experimentar como a tinta se comporta no tecido... com mais água ou retirada direto do potinho... no outro dia, a gente usa estes tecidinhos para costurar e no caso, pensei em costurar um "amigo de sofá", mas que pode ser um amigo de leitura para a poltrona preferida ou um companheiro de soneca, para fazer par com o travesseiro!

um "amigo de sofá"?!! é uma almofadinha com formato, que pode ser um gatinho, um cachorro, uma coruja ou o que cada um preferir! o legal é justamente isso, o caminho é sugerido, mas os passos cada um dá os seus, no sentido que o coração desejar!

e como é bom, reconhecer a própria caminhada...
bom, fica aqui o convite para quem se entusiasmar com a ideia do "amigo de sofá"... para ticipar desta Ciranda Criativa que acontece no Otto Bistrot, aqui em Sampa, com todo material e lanche incrível preparado pela querida chef Bia Goll, inclusos no valor da inscrição! a Ciranda será divida em dois dias, 7 e 14 de novembros, quintas das 13:30 e 16:30, mas havendo interessados, também há chance de uma turma noturna nos mesmo dias!
quem sabe a gente não ciranda juntos e dá mais alguns passos para que a vida continue dando as suas voltas?!!

informações e inscrições:
coletivocirandeiras@gmail.com

sábado, 26 de outubro de 2013

Centro Cultural São Paulo


sábado de sol, dia de passeio!
o escolhido foi uma visita ao Centro Cultural São Paulo, para ver a 10• Bienal de Arquitetura...
com o tema "Cidade: modos de fazer, modos de usar" a exposição propõem diversas reflexões sobre os crescentes espaços urbanos, os deslocamentos e a convivência nas grandes metrópoles...  muita coisa interessante para ver e pensar...

mas de fato, o que ganhou meu coração foi o prédio do CCSP, que eu não conhecia... que coisa linda... o espaço em si é extremamente convidativo, a circulação é totalmente livre e há várias portas de entrada... pessoas são bem vindas... iluminação natural e um jardim interno, fazem deste espaço um descanso para os sentidos, acostumados `a vida urbana...

logo de cara, o que mais me chamou a atenção foi a quantidade de pessoas estudando... grupos de pessoas e outras sozinhas, com livros, cadernos, xerox... mesas de estudo espalhadas em vários lugares.... muito conhecimento circulando... tanta gente lendo, que deu até vontade de pegar o marca texto e fazer uma resenha!

mas de fato, não poderia ser diferente, ali funciona um conjunto de bibliotecas, sendo a maior delas, a "Sérgio Milliet" que tem o segundo maior acervo da cidade, mais de 120 mil livros de diversos assuntos... detalhe, a única que funciona aos domingos e feriados!

encantada fui pesquisar e descobri que o CCSP foi originalmente concebido para ser uma biblioteca, mas como era um terreno enorme, passou a agregar várias outras atividades culturais como cinema, teatro e música... passou a ser um espaço multiciplinar e de convívio... o projeto foi concebido por um grupo de arquitetos coordenados por Eurico Prado e Luiz Telles, com o intuito de criar uma arquitetura do encontro... especialmente com a informação e de forma livre... os usuários podem entrar dentro dos acervos e fazer suas pesquisas e consultas direto das prateleiras... coisa linda de se ver!

incrível como a arquitetura pode estar tão de acordo com um propósito, ao chegar hoje lá, tive exatamente esta sensação de liberdade no ir em vir, um convite em forma de rampas e espaços amplos ao entrar e visitar... adorei conhecer este lugar e com uma única visita, já consta em meus favoritos, espero voltar mais vezes... especialmente porque é bem fácil de ir: linha azul, estação Vergueiro, praticamente dentro o CCSP!



terça-feira, 22 de outubro de 2013

Ufa!



há tanto tempo sem escrever por aqui, que pareço ter perdido um pouquinho da intimidade... meio sem saber por onde começar, mas acho que alguns de vocês irão entender... aquela saudade que bate...

ontem, estava em casa, marido trabalhando até tarde, pequeno dormindo... sobrou um tempinho para sentar e resolvi olhar este blog... comecei lá por 2008, fui clicando aleatoriamente e a medida que passava as postagens... um monte de sentimentos!

quantas criações, fotos incríveis, super caprichadas, pessoas queridas, evolução dos trabalhos, passeios, um pouco da minha intimidade, palavras escritas com cuidado, comentários carinhosos, toda uma história sendo registrada... um mundo todo, mesmo que virtual, um mundo que construí, letra por letra...
fui tomada por uma emoção ambígua, triste e ao mesmo tempo muito feliz...

esta tristeza me pegou, em ver como este blog, andava abandonado, como as fotos (especialmente das tiaras) já não eram tão produzidas... lacunas de tempo maiores e palavras um pouco mais frias...
pensando a respeito percebi que não foi o entusiamo que deixou de existir... mas este turbilhão chamado rotina... acho que ele engoliu um certo brilho... a tristeza não era apenas pelo blog abandonado, mas acho que por mim mesma... com o tempo corrido, casa, criança e trabalho... a gente se deixa levar, sem saber ao certo para onde... a gente simplesmente se deixa... a saudade era de mim mesma!

escrevo, porque ontem levei um sacode e olha que não é por falta de incentivo do marido... mas as vezes, a gente é que tem que se dar conta por si só!

mas como disse, o sentimento era ambíguo... pois mesmo sem saber para onde... bati `a porta de um certo bistrot e lá, em parceria com pessoas queridas, nasceu um projeto de várias mãos, uma Ciranda Criativa... que tem me permitido ser, não sei se a melhor, mas uma boa parte de mim... a que gosta de compartilhar e que deixa brilhar os olhinhos por toda matéria-prima que ganha vida e se torna algo único, que se sente especial porque sabe criar com as mãos! além destas Cirandas, a alegria em ver que as tiarinhas e suas fitas ainda surpreendem as pessoas que as conhecem e que as querem usar... continuo sentido a mesma emoção toda vez que vejo uma de minhas criações sendo usadas por aí!

hoje quem escreve, não é a esposa do Pedro, nem a mãe do Francisco, a filha da dona Regina ou a Ju Padilha do ateliê...  hoje é própria Ju, que pede licença para pisar fora deste turbilhão e relaxar um pouco... com todas a minhas reticências!



LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin