segunda-feira, 27 de abril de 2009

O Dj e os Grafismos...

mais uma camisetinha inspirada nos grafismos indígenas Wajãmpi... desta vez as representações do jabuti e das borboletas, que bateram asas junto com a sonzeira de meu querido dj!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Brochinhos Multicor!!!

simplesmente porque passei pela porta de um armarinho e quando vi estas fitas de cetim, não resisti... já estavam em minha sacola... bastou fazer alguns rolinhos, colocar umas fitinhas a la carnaval do Recife, pregar um alfinete e pronto...
brochinhos novinhos!
para aquelas camisetinhas tristonhas, do fundo da gaveta, a chance de ganharem cara nova...
com um grande sorriso! gostou?!!!

domingo, 19 de abril de 2009

Variação


adoro as cores de tecidos e linhas, toda vez que passo pela porta de algum armarinho fico encantada com todos aqueles apetrechos... mais encantada ainda, fico com os retalhos... e aí o agradecimento é total à Jack, que me deu uma sacola cheia deles!!!
muito bom, mas o que fazer com eles?!!! colar em alguma lugar!!!
este é uma variação da tentativa anterior... uma pouco melhor acabado, para ser dado de presente... aquele tipo de agrado, que depois que a pessoa desembrulha, você abre um sorriso e diz: "fui eu que fiz!!!"... é aí que o presente ganha todo seu significado!
espero que D. Madá goste!

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Manjericão em Cores!

o manjericão roxo em flores do Bazar de Ideias ganhou cores... e vai ser presente... desta vez com um detalhe novo!!! para não estragar a surpresa, não digo o nome, mas agradeço ao rapaz que escolheu este desenho, fazendo mais uma camisetinha feliz!!!


quarta-feira, 15 de abril de 2009

Pombita Carijó para o Bazar...

para o Bazar de Ideias, uma pombita urbana, com pintura corporal bucólica-rural das galinholas... gostou?!!! para ter na camisetinha mande e-mail...

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Representações Wajãpi

acho que o que mais me atraiu para estas reresentações gráficas da cultura Wajãpi é a capacidade de abstração da realidade que este povo tem... quando vemos as fontes de inspiração para seus desenhos, percebemos como os padrões representam os animais em suas características principais, sem a necessidade do desenho do todo... e aí que entra a ideia da identidade cultural... algo que deve ser para eles, de instantânea interpretação e correlação dos grafismos, com os respectivos mitos que ilustram... e para nós, observadores de "fora", vemos apenas lindas formas geométricas combinadas em ricos padrões... no entanto, é muito mais que isso, é todo uma forma de comunicação e aí, descarto a noção de "culturas primitivas"... não poderiam ser mais complexas em suas idiossincrasias...
a jibóia:

o jabuti :
o filhote de anta:os grafismos Wajãpi podem ser vistos no livro "Dossiê IPHAN - Wajãpi" , para maiores inforções acesse o site do IPHAN.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Jibóia...


mais uma camisetinha inspirada nos grafismos Wajãpi... padrões que representam a jibóia, as espinhas de peixe e o jabuti...
desta vez a camisetinha foi pintada estendida na mesa e não vestida, o que já resultou em algo bem diferente, as figuras ficaram mais geométricas e menos orgânicas... as curvaturas do corpo mudam por completo a dinâmica da pintura e sem elas, o desenho ainda ficou interessante, mas para mim, ficou um cadim sem emoção... um pouco mais duro e menos apaixonado...
não desmereço a camisetinha, apenas valorizo o processo...

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Essência da Criatividade

Paul Klee foi um pintor Expressionista, estilo em que o artista representa muito mais seus sentimentos interiores, que os objetos reais em si, usam cores fortes e distorções, o que exige um importante processo criativo!
confesso que nada conheço deste pintor, a não ser uma rápida biografia que acabei de ler na internet... mas o fato é que ontém, enquanto esperava os alunos a fazerem minha prova, estava lendo "A Pintura - O Mito da Pintura", uma coleção de textos organizados por Jacqueline Lichtenstein... foi quando o texto de Klee falou profundamente comigo, justamente ontém que foi um dia muito cansativo:
"Anime-se! Valorize estes passeios ao campo! Mude seu ponto de vista uma vez como quem troca de ares, e veja-se transportado para um mundo que, enquanto o diverte, o fortalece para a inevitável volta ao mundo cinzento do dia-a-dia do trabalho. Mais ainda... eles o ajudam a desvestir a capa que faz com que, em alguns momentos, você presuma ser Deus. Ajuda-nos a ficar na expectativa de novos feriados, nos quais a alma vai á mesa para nutrir seus nervos famintos e encher com seiva nova suas lânguidas veias."
minha alma está com fome...

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin