ontem foi dia de experimentar algo novo, participei da Oficina de Pratos Rápidos da chef Bia Goll, do Otto Bistrot, preciso dizer que foi uma oficina deliciosa?!
a proposta é incentivar as pessoas a cozinharem a comida do todo dia de forma fácil e rápida, usando apenas uma panela, no caso uma wok e com preparos que não passem de 20 minutos...
há 15 anos trabalhando com gastronomia, Bia segue hoje uma vertente que foge daquela gastronomia sofisticada que se popularizou por aí, o gourmet da moda, onde cozinhar seria um evento elaborado para os finais de semana... a ideia dela é a de uma cozinha simples, o que não significa uma cozinha pobre, mas sim uma cozinha viável para o todo dia, justamente a alimentação que muitos de nós deixamos `a desejar em função das correrias diárias... a comida do cotidiano precisa ser a da alimentação do bem estar e da nutrição, o que pode ser surpreendente, quando abrimos nosso paladar para novas experimentações...
os pratos foram todos vegetarianos, com legumes, castanhas e verduras fáceis de serem encontrados nas feiras... confesso que o que mais me chamou a atenção foi a habilidade da Bia em combinar os ingredientes, levando em conta as diferentes texturas, os sabores e a preocupação de que os pratos tivessem a maior parte dos nutrientes necessários, um equilíbrio... usando pouco sal (orgânico) e muitos ervas, os sabores são os dos próprios alimentos, que juntos nos fazem suspirar! o maior trabalho das receitas apresentadas seria mesmo o de picar, no mais, sem complicações!
vendo por mim, o que falta é a criatividade em compôr os pratos, ir a feira e comprar coisas diferentes, pesquisar novos alimentos, fugir da zona de conforto da batata inglesa e do arroz branco! amei a saladinha de pepino com maça, tomate seco e linhaça, assim como o combinado de batata doce, abóbora cabotiá e abóbora de pescoço temperados com gengibre e finalizado com queijo provolone!
saí de lá com vontade de mudar meus hábitos e de ir para a cozinha, afinal comida também é afeto, é cuidado com quem amamos e com nós mesmos e de fato, não precisa ser nada complicado!
um beijinho `a Bia por dividir anos de experiência de forma tão didática e muito simpática... para quem ficou com vontade, é só seguir a fanpage do Otto Bistrot e ficar por dentro da programação de oficinas gastronômicas!
foi com um fogareiro de camp, uma wok e uma pinça de cozinha que tudo aconteceu! |
no wok, os ingredientes são colocados conforme o tempo de cozimento de cada um. |
o meu prato preferido o de batata doce com abóboras! |