a idéia surge, o rascunho é feito, mas só durante o processo é que de fato o desenho se revela, toma forma a hora em que vai sendo pintado, ele sugere as cores, as sombras e as pinceladas, ganha vida por si só... sou apenas um instrumento...
a camisetinha é tamanho p e ainda sem quem a leve no peito!
as helicônias são flores tropicais de um colorido vivo entre vermelhos, laranjas e amarelos... desmerecidas de serem vistas assim em branco e preto... por aí são conhecidas por bananeira-de-jardim, bico-de-guará, falsa-ave-do-paraíso e paquevira... não sei quanto à vocês, mas à mim, estas flores inspiram...
para entender como o bazar funciona é só rever este post.
assim mesmo, levado de ladinho, um mandacaru num estilo naïf de ser...
"desproporções, cores vibrantes, freqüente ausência de profundidade e criatividade sem a preocupação de seguir padrões, em síntese, podem ser consideradas as características mais constantes dos naïfs, artistas não-intelectualizados que apresentam justamente aquilo que falta à chamada arte acadêmica, ou seja, simplicidade e espontaneidade individual."
tá eu sei, é bazar de idéias, mas só tem uma... por enquanto!!!
serão idéias que precisam de pessoas que arrisquem e acreditem... razão pela qual os desenhos ainda estão no papel... os rascunhos são a partida de algo, que vai surgir em sua grande maioria durante o processo, em especial as cores... o máximo que vai acontecer é você ter uma camisetinha prontinha para sair por aí!!!
a coisa funciona da seguinte forma, se gostou da idéia é só colocar na sacola, deixe um post ou mande e-mail... o legal é que você escolhe o tamanho da camiseta... qualquer um!!!
já estava com saudades de pintar minhas queridas sereias... sereia é a representação que mais gosto de Iemanjá, sendo esta uma imagem latinizada... símbolo da maternidade e fecundidade feminina, da prosperidade... particularmente gosto muito mais da estética representativa, cores e contas desta orixá, que qualquer crença que possa ter, mas no fim de ano esta é uma boa opção para passar a virada! alguém se anima?!
“Iemanjá, a Rainha das Águas, no dia 2 de fevereiro recebe flores, perfumes, recados, pentes, dinheiro, brincos e braceletes nas praias do Rio Vermelho. Sobretudo são flores, enormes balaios de flores o que transportam os saveiros e jangadas para o alto-mar, onde são depositados nas
hoje comprei um livro, daqueles em que se tem orgulho ao sair da loja com ele debaixo do braço!! um livro de fotografias de Pierre Verger e as pinturas de Carybé... um francês e um argentino, que foram se encontrar na Bahia da década de 40 e por lá fincaram raízes, interesses e a mais pura admiração pela terra de todos os santos... além de construirem a mais produtiva das
amizades...
mas foi ao folhear o livro, que a coisa tomou conta de mim, abri bem nesta foto, a do menino empinando pipa e para aqueles que acompanham meu trabalho, devem ter percebido que não se trata de mera coincidência... sim, a foto que me inspirou para esta camisetinha, só que com a ilustração do Carybé ao lado, aí simplesmente não resisti!!!!
aaaaaaaaaaaaa"Entre Amigos: Carybé e Verger - Gente da Bahia" Fundação Pierre Verger
foi simplesmente irresistível... ver as casquinhas de cigarras e não colocá-las como broche... examente como fazia enquanto criança... alguém mais lembra disto?!
camisetinha inspirada nos grafismos indígenas do Alto Xingu em comemoração ao Kuarup, celebração indígena aos mortos ilustres... no qual o tronco, o "Karup", é a representação concreta do morto a ser homenageado... o ritual é realizado durante dois dias... várias atividades são executadas nos dias que o precedem : a preparação dos alimentos derivados da mandioca, a busca dos troncos e o preparo dos ornamentos que vão, no ápice da festa, enfeitá-los... o adorno corporal é de extrema importância, para isso utilizam tintas produzidas à partir de elementos naturais, o preto do jenipapo e do carvão triturado, o vermelho do urucum...
este trabalho mostra um pouco da admiração que tenho pelas estéticas culturais brasileiras... imagens que nos permitem inferir um pouco da formação cultural dos brasileiros, nossas heranças multiculturais... o Brasil é a mais pura matéria-prima para qualquer artista.
acho que estão brotando idéias... muito instigante estes grafismos indígenas usados como pintura corporal... afinal, não são também as camisetinhas um adorno físico?!!!