sábado, 4 de outubro de 2008

o Kuarup na camisetinha...

camisetinha inspirada nos grafismos indígenas do Alto Xingu em comemoração ao Kuarup, celebração indígena aos mortos ilustres... no qual o tronco, o "Karup", é a representação concreta do morto a ser homenageado... o ritual é realizado durante dois dias... várias atividades são executadas nos dias que o precedem : a preparação dos alimentos derivados da mandioca, a busca dos troncos e o preparo dos ornamentos que vão, no ápice da festa, enfeitá-los... o adorno corporal é de extrema importância, para isso utilizam tintas produzidas à partir de elementos naturais, o preto do jenipapo e do carvão triturado, o vermelho do urucum...
este trabalho mostra um pouco da admiração que tenho pelas estéticas culturais brasileiras... imagens que nos permitem inferir um pouco da formação cultural dos brasileiros, nossas heranças multiculturais... o Brasil é a mais pura matéria-prima para qualquer artista.

2 comentários:

Adriana disse...

Lindisima camiseta!
coincidencia!! tu inspirada nos grafismos indígenas e eu nos africanos.

Ju Padilha disse...

Adriana muito obrigada!!!
indígenas e africanos tiveram participação profunda na formação cultural brasileira e isto para mim é mais que inspirador!!! adoro ver seu blog, para mim serve como uma ótima referência!!!
beijo

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin