quinta-feira, 2 de abril de 2009

Essência da Criatividade

Paul Klee foi um pintor Expressionista, estilo em que o artista representa muito mais seus sentimentos interiores, que os objetos reais em si, usam cores fortes e distorções, o que exige um importante processo criativo!
confesso que nada conheço deste pintor, a não ser uma rápida biografia que acabei de ler na internet... mas o fato é que ontém, enquanto esperava os alunos a fazerem minha prova, estava lendo "A Pintura - O Mito da Pintura", uma coleção de textos organizados por Jacqueline Lichtenstein... foi quando o texto de Klee falou profundamente comigo, justamente ontém que foi um dia muito cansativo:
"Anime-se! Valorize estes passeios ao campo! Mude seu ponto de vista uma vez como quem troca de ares, e veja-se transportado para um mundo que, enquanto o diverte, o fortalece para a inevitável volta ao mundo cinzento do dia-a-dia do trabalho. Mais ainda... eles o ajudam a desvestir a capa que faz com que, em alguns momentos, você presuma ser Deus. Ajuda-nos a ficar na expectativa de novos feriados, nos quais a alma vai á mesa para nutrir seus nervos famintos e encher com seiva nova suas lânguidas veias."
minha alma está com fome...

3 comentários:

Ana Paula Sampaio disse...

Maravilhoso! Também conheço pouco o trabalho de Klee e não sabia que ele escrevia. Interessante como o que muitas vezes serve para o pintor - essa troca de olhares que revela um mundo diferente - serve também para o escritor. Adorei o post e o texto! =) beijos!

Ju Padilha disse...

Ana,
adorei a visita!!!
sua viagem deve ter sido bem isso que Klee fala... nutrição da alma...a inspiração da produção intelectual e artística...
beijo!

Flor de Bela Alma disse...

Oi amiga, amanhã nosso encontrinho matinal furou. Viu meu recadinho? Vamos deixar para a semana que vem, mas podemos nos encontrar para um sorvetinho. Beijo: Bia

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin