domingo, 20 de fevereiro de 2011

Momento Gastronômico...


eu adoro um bolo... 
no café da manhã ou no café da tarde... bolo lembra a infância... o bolo de cenouro da dona Regina com muito brigadeiro era fantástico... uma casa com cheirinho de bolo faz a gente se sentir acolhido...
dia destes ganhei um caderninho de receitas, todo escrito à mão... um presente muito singelo, de uma das pessoas mais queridas e prendadas que conheço, a Clair... ela foi minha professora de matemática no ginásio, depois nos tornamos colegas de trabalho, quando fui dar aula nesta mesma escola que estudei e com o convívio diário, acabamos virando amigas...
todas as receitas que ela escreveu no caderninho foram testadas por ela, feitas ao longo de um vida inteira... a que decidi fazer primeiro foi a do Bolo de Laranja... que é pura manhã de sol, ou seja, um pedacinho para alegrar o dia...

Bolo de Laranja da Clair
2 laranjas descascadas (tirar ao máximo a parte branca)
2 e 1/2 xícaras de farinho de trigo
1 e 1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de óleo
3 ovos
1 colher de sopa de pó royal

é só bater tudo no liquidificador, inclusive as laranjas... depois despeje numa tigela, incorpore o  fermento, bata à mão e coloque tudo numa forma untada... cerca de 50min no forno, em fogo baixo... that´s it! é só convidar os amigos queridos... ahh sim, tem uma caldinha de suco de 1 laranja, umas 3 colheres de açúcar, deixa ferver e joque no bolo... delícia!

já o segundo bolo, é de Banana com Aveia, que achei a receita no blog da Glau, o Quitandoca... mais um para as visitinhas diárias... a moça é uma graça, tira fotos lindas e a gente fica com vontade de fazer tudo... eu simplesmente não resisiti... lá fui usar minha colher de pau mais uma vez... o cheiro dele assando é fantástico... a receita está aqui...
para quem gostou, vale a tentativa das duas receitas, pois são muito fáceis...

4 comentários:

Glau disse...

Que gentileza da Clair.

Sabe que eu tbém fico com vontade de fazer tudo? ganhei um livro lindo, The hummimgbird bakery, e fiquei com vontade de sair fazendo todas as receitas, mas hoje não me movi no sofá!

Que bom que vc gostou do bolo. É uma delícia mesmo! :)

Obrigada pelos elogios :)
Bjos e boa semana

Ana Matusita disse...

Duas receitas que chegam até a sua cozinha assim, com tanta delicadeza, só poderiam resultar em bolos deliciosos!
Ganhar um livro de receitas feito à mão é emoção demais... assim como as fotos da Glau!
Bj,
Ana

Ju Padilha disse...

Glau,
as vezes é necessário colocar as pernas para cima e dar uma pausa nas mil vontandes que temos e que não cabem nas 24hr!
estou adorando a Quitandoca!
beijinho

Ana,
a Clair é a delicadeza em pessoa! em tempos de internet e mil livros badalados, ganhar um caderninho escrito à mão, com receitas de uma vida, é um tesouro!
eu amei!
beijinhos!!

Anônimo disse...

Que receita fácil de bolo de laranja,adorei!Adorei conhecer o seu site,através do Casarei.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin