quarta-feira, 6 de abril de 2011

Crônicas de dona Regina

e não é que ela se animou... já na sexta da semana passada, fui avisada que a nova crôniquinha estava pronta...

Ainda outra vez
por Regina Padilha



"Recria tua vida
Sempre e sempre
Remove pedras e 
Planta roseiras e 
Faz doces
Recomeça."
Cora Coralina


Não sei em que parte da minha vida Cora entrou.
Só me dou conta de que quando isto aconteceu, foi para sempre.

É para ela que corro toda vez que um ovo de pedra é colocado em meu coração e é ela com
suas palavras simples e sábias, quem me ajuda a remover este ovo de lá.

Sou apaixonada por palavras ou melhor, pelas maravilhas que se podem costurar com elas e em Cora encontro a poesia que diz, muitas vezes aquilo que penso e que gostaria de ter escrito, e é com ela que alimento minha alma de sonho, de nostalgia de tempos que não voltam mais , como se olhasse para um retrato de imagens borrosas pela ação do tempo, mas que não podem e nem quero ver esquecidas...

Uma mulher tão humilde, mas com uma delicadeza intelectual ao mesmo tempo sutil e penetrante.
Suas palavras têm o dom de lavar a alma e de dar vontade na gente, de ser forte e guerreira como ela.
No meu entendimento , Cora não é leitura para dias ensolarados e quentes, de vida febril e efervescente, mas para ser sorvida, palavra por palavra , na luz avermelhada do crepúsculo de outono, quando ao soprar da brisa mais fria, as folhas das árvores tendem a voar num bailado errante...

Penso que todos deveríamos ter uma fonte de beber, que verdadeiramente saciasse a sede, um guru, um exemplo, um apoio, uma fé, algo ou alguém que desse leveza ao nosso viver e sugiro que quem ainda não elegeu este algo ou alguém, visite Cora e acredito que terá assim com eu, a sensaçao de estar sendo acolhido por dois braços vigorosos  e de poder encostar a cabeça num peito largo e amigo que vai ajudar a aquietar o coração, como se ouvíssemos dela:-“psiu, calma, fica quietinha, está tudo bem...”

Afinal, quem , uma vez, ou quem sabe, muitas vezes, não precisou recriar a vida, reinventar a própria história,deixar o passado para trás, esvaziar gavetas, superar erros e decepções, buscar forças quando elas pareciam ter acabado, respirar fundo, sacudir  o medo que paralisava e RECOMEÇAR?
Pois então, recomeça , sempre e ainda outra vez...

8 comentários:

Dan disse...

Que recomecemos sempre então! E Renovados!

Talento é genético?
:D

Mi Vargas disse...

INSPIRADOR!
Toccou fundo na alma!!!
Parabéns Dona Regina... e que sempre haja amor e coragem para todos nós recomeçarmos!

Beijos

Vinicius disse...

Regina,

Às vezes eu tenho uma vontade de ficar isolado, quietinho, no mato, na roça, escondido... este cenário é uma casinha simples de piso vermelhão e lá estou, lendo Cora.

Respiremos, recomecemos, sempre e sempre.

Beijo humilde.

Anônimo disse...

Meninos queridos,
a atenção e carinho de vocês, é presente que nem sei se mereço...
Obrigada e a certeza de que Cora está mesmo na roça, na casa de chão de vermelhão, como disse o querido Vi e em tudo que for terra,humildade, coração e simplicidade.
Beijo. Regina.

Bia Valeri disse...

Tia Regina!
Por coincidência estou numa fazer de recomeço... Outra vez...
Confesso que essa sua crônica tocou fundo e me emocionou!
Vou recorrer à Cora!
Obrigada pelo incentivo!
Aguardo semana que vem mais um presente seu!
Beijo
Bia

Anônimo disse...

Bia, minha linda, feliz da vida com sua atenção;aliás se tenho saudades de alunos, os Valeri encabeçam a lista, é de família, todos, doces, pessoas de bem e do bem!
Beijo grande.Regina.

Toda Bossa é Prosa disse...

Que linda Crônica. Salvou meu dia. justo eu que preciso reinventar a própria história, afinal de nada adianta viver de passado.
Respirar fundo, paralisar o medo e recomeçar. Uma bela forma de recomeçar minha semana, começando pelo meu dia. Bjux Gde com carinho à mãe pela delicadeza das palavras e a filha que divide com a gente tanta riqueza.

Fabi e Iri disse...

Adoramos o 2º texto, estamos aguardando de braços abertos o próximo. Bj

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin