sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Costurinhas!

a Marta me ensinando a medir e cortar o tecido

vocês sabem que faz um tempinho, decidi entrar na aula de corte e costura (ainda não terminei a saia!), método tradicional, que visa especialmente o aprendizado da produção de moldes, afinal ele é fundamental para a confecção de roupas em geral... no entanto a coisa é um pouco complexa, sistemática e demorada...
demorada para mim, que sou a pessoa mais ansiosa do mundo, que gosta de ver as coisas prontinhas de forma rápida e impecável...

e preciso dizer, estou sofrendo! 

estou acostumada e ter uma ideia e executá-la sem muitos problemas, as vezes é necessário um ajuste aqui ou ali no processo, mas nada que me faça usar muitos dias numa mesma atividade... a minha vontade era de já ser uma costureira com pelo menos dez anos de práticas, que sabe todos os macetes, que entende perfeitamente a geometria do corte dos tecidos e que costura tuda na maior agilidade... 

mas fazer o que, preciso respirar fundo e entender que cada coisa exige seu tempo...

bom, mas para não morrer de ansiedade, pedi ajuda a super prendada Marta, para me ensinar a fazer joguinhos americanos, algo que me permitisse combinar os tecidinhos lindos que eu havia comprado e que fosse mais simples que a saia, aparentemente, porque por algum motivo eu não me contento com o simples... já quero fazer o jogo americano, dupla face, com moldura e cantos mitrados!!!! 

ainda bem que a Marta me entende... assim, ela esteve no ateliêzinho e o joguinho americanos está quase pronto... preciso dizer que estou louquinha para fazer a estréia deles?!! e que já imaginei toda a coleção roupa, mesa e banho Ju Padilha?!! kkkkk ai que exercício de paciência, mas eu vou conseguir!

Marta querida, muuito obrigada pela oficina de joguinho amareicano e pela gentileza imensa!

concentrada pedalando a máquina

Marta: "na costura milímetro é milímetro e faz diferença"

minha cara de felicidade com um quarto do jogo amaricano pronto!

19 comentários:

Mi Vargas disse...

VAi que vai Menina Prendada... vai ter muita história para contar!
Usa o colarzinho para inspirar!
Bj

Anônimo disse...

Ai, Ju. Fiquei emocionada...(de sniff e tudo...rs)
Obrigada pela oportunidade, pela comunhão de momentos gostosos. Ahh..., e não imagina como é leve estar com você.
bj muito carinhoso.

Marta Jacintho

Bia Artes disse...

Ju, amei o seu blog...descontraído, alegre,me senti em casa...essas margozinhas são tudo de bom...sucesso pra vc querida...e venha nos visitar...
Grande beijo...
Bia
http://bibartes.blogspot.com/
http://www.atelieflordeamora.blogspot.com/

♥ Luciana Casado ^-^ disse...

Juuzinha linda!! Calma e persistência, amiga!! ;)

Bjus, Lu

Sílvia Rosa disse...

Ai Jú, parece que você estava falando de mim...hehehehe... penso e sinto exatamente a mesma sensação e vontade!
Também tô querendo muito costurar...
Boa sorte! sei que você vai conseguir!!!
beijinhos e otimo final de semana!!!

Márcia Lima Palamim disse...

Garota,
apesar de entender completamente o seu sentimento/angústia/ansiedade, pois também sou assim um tanto quanto imediatista, hehehe, valeu super à pena ver sua carinha de felicidade ao completar uma parte do trabalho.
Eu me aventuro nas costurinhas desde muito pequena e esse aprendizado mais técnico é muito bom e define o bom acabamento.
Agora vou lhe dar uma diquinha: não tenha medo de se aventurar e meta a cara em alguns projetinhos livres. Lógico que você não vai escolher o seu paninho ultra preferido para fazer isso, né? Mas sempre é bom perder o medo e encarar desafios. Tem umas revistas com PAP bem legais que dá pra ter uma base.
Aproveite pois a costura é ótima para pessoas com o perfil mais apressadinho, que gostam de ter as coisas pra ontem... essa aí sou eu.... rsrsrsr
Então, bom trabalho e boas aventuras costurísticas pra você!!!
Beijokas e bom final de semana.

Juliane disse...

Oi Ju,
Estou começando no mundo dos tecidos e das costuras e posso te dizer que tudo isso é normal... hehehe
Costurar exige paciência, muita paciência. Isso é bom, pois é forma de exercitarmos nossa ansiedade.
Mas é muito bom, depois que se vê um trabalho prontinho, feito por nós.
E você vai ver, vai acabar ficando "viciada" em tecidos... hehehe
Beijos e um ótimo final de semana!

Anônimo disse...

Acho que a "incorporação da Vó Marina" é irreversível! Sucesso, meu bem! Mã.

Patrícia | Oh! Maria disse...

as fotos do seu blog são lindas! E parabéns pelas aulas! Ju, vou escrever sim, msó não consigo tempo para tal.. minha caixa de emails está lotada, tô cheia de coisas acumuladas.. mas escrevo. Beijo, Pat

Anônimo disse...

Ju ... a minha mãe ( hoje com 57 anos ) aprendeu as artes do corte e costura aos 14 anos de idade ... por meio do Instituto Universal... aquele que antigamente ensina atraves de cartas. rs

Acredito que artesanato ( incluindo a costura ) é um dom... e não uma escolha em fazer. Tem que gostar mesmo.

Minha mãe é apaixonada ... e todos os meus vestidos de festa, ela quem fez.

Beijos ... e boa sorte!Persista.


Pati/Campinas

Sara Alencar disse...

Que engraçado, eu tbm fico nessa aflição, quero aprender logo, fazer rápido e ver o resultado rsrs... mas acho q quase todo mundo é assim né rsrs.... Está ficando lindo seu jogo americano amei os tecidos, onde vc comprou?!?! rsrsrs
Bjs

Ju Padilha disse...

poxa meninas,
quantos comentários queridos, cheios de incentivo! assim eu vou mais é segurar a ansiedade e aprender estes princípios básicos da costura, bem direitinho!!! muuito obrigada por todo o carinho!
beijinhos
Ju

Ju Padilha disse...

Sara,
os tecidinhos comprei na loj do Fernando Malui na 25 de março!!! um mais lindo que o outro!
beijos

Bianca Lanu disse...

Oi Ju, prazer!
Tb estou na fase aprendiz de costura, e como boa perfeccionista cada vez q sai tortinho, aiii...
Mas, é uma delícia, não é?!
Encantada!
Criei um blog p/ compartilhar as experiências tb:
http://co-madre.blogspot.com/
Beijos e ótima costura por aí!

ALCENA C V C disse...

Ju amadinha,costurinha e tudo de bom!!!
bjs tenha dias abençoados!

http://alcenacvc.blogspot.com/

http://www.facebook.com/alcena.cvc

lugastal disse...

ju e marta juntas... tbem quero estar aí!!!!

Anônimo disse...

Ju, comigo não deu certo. Não uso agulha nem pra pregar botão. Você está fazendo minhas vezes... e minha mãe está feliz, viu?
Ana Paula Jacintho

Sabrina Ceres disse...

Com essa professora impecável e a sua vontade de aprender vai dar tudo muitooooooooo certo!
Sucesso!
Sabrina Ceres

Ma chiquinha disse...

OI ,estava procurando um incentivo e acabei achando seu blog.Parabéns seu espaço é muito bonito.Beijos>

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin