quarta-feira, 25 de julho de 2012

Materiais queridos!


quem gosta de colocar a mão na massa e não resiste a uma ideia "faça você mesmo" ou que vive de produzir coisas fofas, de forma artesanal, sabe que este gosto está diretamente ligado a se ter em casa um monte de tralhas! cada projeto, novos materiais, que vão se acumulando pelos cantinhos da casa e prateleiras que tiverem dando sopa! tanto, que o sonho de consumo, da maior parte das crafteiras é justamente um craftroom para chamar de seu e poder fazer toda a bagunça do mundo, sem incomodar os outros moradores da casa ou sem ter que guardar tudo, mesmo que o trabalho ainda esteja no meio, para colocar a mesa para o jantar!
bom, mas há materiais que são essenciais, outros nem tanto, mas quando se tem uma mini-oficina espalhada pelos armários, a verdade é que tê-los por perto, ajuda a colocar em prática aquelas projetos que não podem esperar nem um minuto... a vontade de ver pronto!
eu mesma, costumo inclusive, comprar materiais que acho interessantes, mesmo sem saber para o que irei usá-los,  a oportunidade sempre aparece... aliás, muitas ideias podem surgir apenas de olhar um novo material, por este motivo, que adoro vasculhar um armarinho, uma loja de artesanato ou tecidos... papelarias então, ai ai ai, como resistir a todas aquelas cores e tipos de tintas?!
nada pior para a criatividade, do que ter de esperar para ir as compras, as vezes o entusiasmo da criação se perde ao longo dos dias, que vão passando sem nos permitir comprar o que é preciso e lá se vai uma ideia, que poderia ter dado muito certo!
sendo assim, fotografei alguns materiais que acho que não podem faltar para todos que queiram ter uma vida craft e outros, que vão sobrando e que a gente guarda com carinho, para arrematar detalhes e pequenas surpresas!
primeiro temos os materias de corte: tesouras de diferentes tamanhos e com pontas variadas! sempre bom reservar uma tesoura apenas para tecido, mas nestes casos, prefiro mil vezes um cutter, este tipo de estilete circular, que junto com a base de corte e a régua de costura, permitem muita precisão e agilidade na hora de cortar... há vários tamanhos e são encontrados em armarinhos mais especializados! junto com a base de corte, são os materiais mais caros, mas se você fizer muito uso de tecidos, vale cada centavo!

depois temos os materiais de junção: as colas, fitas adesivas, linhas, agulhas e alfinetes.
a cola quente é a queridinha, por ser muito versátil, mas há um porém, ela pode soltar fácilmente, para evitar constrangimentos com peças que se desfazem, tente associar a cola quente a outra forma de junção, se for possível dar uns pontinhos, gaste este tempinho com a agulha! cola branca também não pode faltar, especialmente para quem gosta de artesanato com MDF e tecidos, mas para acabamentos mais precisos, sem rebarbas desfiadas, cola de tecido, que prende super bem! fitas crepes e durex só para papéis e plásticos, desde que sejam para marcar posição ou que não ficarão aparentes, combinado?! acabamento é tudo!

materiais de riscar e colorir: papel e lápis de cor sempre fáceis para rabiscar as primeiras ideias, fazer o chamado croqui!
 tintas variadas e de diferentes cores! entre as mais usadas a acrílica, a de tecido e alguma para artesanato, especialmente madeira! uma tinta fresca sempre significa renovação, cara nova para objetos do cotidiano que andam sem gracinha de tudo! pincéis de tamanho variados, para evitar borradeiras e rolinho para superfícies maiores e que exigem um acabamento mais liso, como as de móveis. godê para misturas e paninha velho para limpar os pincéis!
papéis de cores variados também são legais para quem gosta de colagens e é da turma do scrap! papel, tinta e lápis, sempre quebram o galho para fazer embalagens fofas de presentes e criar cartãozinhos que serão portadores de palavras queridas!

e por último, os materiais de acabamentos: botões, fitinhas, fitilhos, contas, retalhos, toda aquelas coisinhas que a gente só usa por que tem em casa mesmo e que fazem toda a diferença nos acabamentos! muitas vezes esquecemos de comprar estes detalhes, por serem miudezas, ou porque será usado muito pouco. desta forma, sempre guarde as sobras de materiais de projetos antigos, tente organizá-los em potinhos, para facilitar e não esquecer que eles existem! vale também, vez ou outra, trocar com as amigas prendadas, aquelas coisas que de fato você não usa mais e que estão apenas entulhando os armários!
é lógico, que ter em casa ou no ateliê, todas estas coisas, não é de uma hora para outra, tente escolher entre os materiais, os mais essência para o tipo de artesanato que você costuma fazer e os guarde com carinho, para que sempre estejam em bom estado para a próxima vez, que uma super ideia invadir seus pensamentos!

5 comentários:

Nathalia disse...

Ju, ver todos esses materiais juntinhos nas suas lindas fotos dá vontade de voltar correndo para casa para costurar! Adorei o texto de hoje =)

Beijoca!

PS: já estou aqui monitorando o correio, ansiosíssima para ver minhas tiarinhas novas!

Beth Garcia disse...

Lindo isso!! adorei!!! tenho algumas coisinhas, tecidinhos e é sempre muito bom encontrar pessoas que tbm se identificam com nosso amor pelo craft!!!!

Patrícia Medeiros disse...

Hehehe... achei que era só eu que gostava de ter todos os tipos de materiais à mão. Gosto mesmo é dos tecidos, mas adoro poder flertar com outras áreas e materiais também.
E com certeza tê-los em casa ajuda muito no processo criativo.
Beijinhos e bom trabalho.
Patty

Luciana Gudaitis disse...

Ju!!
Hoje mesmo arrumei os meus bonitinhos (fitas, agulhas, tecidinhos, tesouras, cortador, placa, régua...) são tantos materiais que eu me perco toda, e acabo me achando sozinha.
quem chega em casa, não acredita que eu ainda consigo me achar...rs
Eu adoro tudo isso!!
Beijos.

andreia disse...

Olá Ju!!!
Sou nova por aqui,e amei a materia,pois faço tbm um pouco de cada coisa e ver esta matéria e ver um pouco de que tenho por aqui.Também de vez enquando compro coisas que acho linda e depois penso no que vou aplicar.Mais qdo entro numa loja olho as coisas e já penso no que vou fazer.Parabéns pela materia.Suas tiaras são belíssimas,com um acabamento perfeito.Parabéns!!!!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin