sábado, 26 de outubro de 2013

Centro Cultural São Paulo


sábado de sol, dia de passeio!
o escolhido foi uma visita ao Centro Cultural São Paulo, para ver a 10• Bienal de Arquitetura...
com o tema "Cidade: modos de fazer, modos de usar" a exposição propõem diversas reflexões sobre os crescentes espaços urbanos, os deslocamentos e a convivência nas grandes metrópoles...  muita coisa interessante para ver e pensar...

mas de fato, o que ganhou meu coração foi o prédio do CCSP, que eu não conhecia... que coisa linda... o espaço em si é extremamente convidativo, a circulação é totalmente livre e há várias portas de entrada... pessoas são bem vindas... iluminação natural e um jardim interno, fazem deste espaço um descanso para os sentidos, acostumados `a vida urbana...

logo de cara, o que mais me chamou a atenção foi a quantidade de pessoas estudando... grupos de pessoas e outras sozinhas, com livros, cadernos, xerox... mesas de estudo espalhadas em vários lugares.... muito conhecimento circulando... tanta gente lendo, que deu até vontade de pegar o marca texto e fazer uma resenha!

mas de fato, não poderia ser diferente, ali funciona um conjunto de bibliotecas, sendo a maior delas, a "Sérgio Milliet" que tem o segundo maior acervo da cidade, mais de 120 mil livros de diversos assuntos... detalhe, a única que funciona aos domingos e feriados!

encantada fui pesquisar e descobri que o CCSP foi originalmente concebido para ser uma biblioteca, mas como era um terreno enorme, passou a agregar várias outras atividades culturais como cinema, teatro e música... passou a ser um espaço multiciplinar e de convívio... o projeto foi concebido por um grupo de arquitetos coordenados por Eurico Prado e Luiz Telles, com o intuito de criar uma arquitetura do encontro... especialmente com a informação e de forma livre... os usuários podem entrar dentro dos acervos e fazer suas pesquisas e consultas direto das prateleiras... coisa linda de se ver!

incrível como a arquitetura pode estar tão de acordo com um propósito, ao chegar hoje lá, tive exatamente esta sensação de liberdade no ir em vir, um convite em forma de rampas e espaços amplos ao entrar e visitar... adorei conhecer este lugar e com uma única visita, já consta em meus favoritos, espero voltar mais vezes... especialmente porque é bem fácil de ir: linha azul, estação Vergueiro, praticamente dentro o CCSP!



Um comentário:

Roberta Barbosa disse...

Este lugar é mesmo fantástico! Fui a um show no teatro de lá. Inesquecível.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin