gostinho especial da cumbuca de barro |
ajudantes queridos! |
fiquei orgulhosa da mesa! |
o final de semana começou na mesa de jantar, aliás um dos lugares que mais gosto de estar quando há amigos em casa... para o prato do dia, a escolha foi um caldo verde, muito fácil de fazer e servido em cumbucas de barro, que cá entre nós, deu um gostinho todo especial... o visitante me trouxe de presente este conjunto de jogo americano, bem rústico, feito de juta colorida e que deixou a mesa muito mais aconchegante... sabe amigo `a moda antiga, que traz presente quando visita a casa da gente pela primeira vez?!
e amigo que é amigo, não tem cerimonia, entra na cozinha, pega uma faca e ajuda sem problema algum... faz até acompanhamento surpresa, como foi o caso da farofa sem farofa! sim, 2 ovos cozidos, castanha de caju e queijo parmesão, tudo triturado no mixer e temperado com sal e pimenta! ficou muito bom junto com o caldo!
e como estamos no inverno, logo logo entra outra massa de ar frio para deixar as temperaturas bem frias e para quando isto acontecer, deixo a receita, que aprendi com minha sogra Jackie!
Caldo Verde
a verdade é que fiz tudo no olho, mas vou tentar quantificar... comemos em 4 e sobrou!
1 cebola picada
2 dentes de alhos picados
9 batatas médias descascadas e picadas
2 calabresas picadas (não esqueça de tirar aquela pelinha)
meio maço de couve cortada fininha
1 e 1/2 tablete de caldo de legumes
sal e pimenta a gosto (usei a branca)
coloque as batatas para cozinhar, enquanto isso refogue em azeite a cebola e o allho, quando estiverem dourados junte a calabresa e deixe até ela estar fritinha, sem tanta gordura... quando as batatas estiverem cozidas, bata com a água do cozimento no liquidificador, o ideal é que não fique muito ralo, se ficar grosso, coloque mais água... depois, num panelão, junte a batata em caldo, a calabresa acebolada, os caldos de legumes, a couve em tirinhas, sal e pimenta e deixe ferver para apurar... experimente e corrija o sabor de acordo com seu paladar!
pronto, uma sopa super saborosa para servir aos amigos e deixá-los todos com as bochechas vermelhas! para acompanhar vale a novidade da farofa sem forafa, ou torradas temperadas ou até um cálice de uma boa cachacinha, mas esta última opção é para os mais corajosos!
uma ótima semana para todos!
Um comentário:
Deliciaaaa... Adoro Momento Gastronomico!
Vai ter que fazer de novo pra mim. :)
saudades...
Postar um comentário